sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Repeteco (revisitado)

De olhos, espelhos e outras coisas desrelacionadas

Exultei ao ver-te mil vezes multiplicada naquela sala de espelhos. Eras só uma e no entanto eras mil. Só eram dois os meus olhos que, insuficientes para tanto, restaram cegos. Hoje, dois buracos profundos ocupam suas órbitas.

Shakespeare não merece reparo, porém escondeu o fato de que Julieta finalmente descobrira quem era ao ver-se no espelho e não se enxergar. Julieta descobriu também que Romeu era o que nunca antes fora ao também nunca mais vê-lo no espelho. Romeu, por outro lado, apaixonado por si mesmo, viu-se no espelho e esqueceu Julieta. E duas vidas foram salvas (duas almas entretanto se perderam). O que é apenas um corpo e o que são apenas dois corpos sem o fogo da paixão? O espelho pode ter este condão de extinguir certas flamejantes porém temporárias chamas.

Cumpre visitar-se muitas vezes o espelho para que se tenha vergonha na cara. Na casa dos políticos não há espelhos. As casas dos críticos possuem janelas ao invés de espelhos. O espelho do pensador é a janela que dá para rua e a rua e quem passa por ela olha o pensador na janela. Já a janela do artista tem vista para o mundo e se parece com um espelho antigo.
O tempo, no espelho, se dilata, enquanto o espaço se comprime, segundo a teoria da relatividade irrestrita. A música é um espelho auditivo que reflete o som do coração do compositor.

Todos os espelhos da minha casa requerem um bom polimento. Mas eu deixo sempre para amanhã. A ferrugem tomou conta de mim e do meu espelho. A idade é implacável. Só lá dentro de mim ainda sou criança. E dou risada desta minha triste e aventureira figura. Um dom Quixote sem Dulcinéia; Pip! na minha mesa ainda está o bolo de casamento de miss Harvischam.

Chato foi quando eu mirei minha imagem no espelho e não me reconheci. Míopes, eram olhos que não viam. Só me vejo disfarçado, pois as lentes dos óculos me alteram a feição.

Ora, o que é um espelho? Nele a pessoa não vê o que outros vêem quando a vêem. Há uma auto-censura que não o permite. Se houvesse um espelho da alma, quem sabe eu poderia ser melhor do que sou. Ou, quem sabe, pior. Nunca sei por onde vou. Nunca sei que caminhos me levariam. Nunca sei onde quero chegar.  Há sempre um interrogação na estrada.

Meus olhos são o espelho do mundo. Teus olhos nos meus, o paraíso. Meus olhos sem os teus, perdição. O meu olhar quando sozinho, uma imensa solidão. O olho direito tem uma ferida, o esquerdo é míope. Salvam-se neles o azul do céu misturado com o verde do mar, como um beijo fino e longuilineo. Olhos de horizonte e esperança ainda que sofridos. Olhos de serpente, olhos de Pandora. Um olho é solitário e vagueia pelo céu, o outro, cansado, descansa sob um véu... de vidro. Um chora perdidamente apaixonado, enquanto o outro, implacável, condena à pena máxima.

No quintal há um segredo, enterrado, num lugar indeterminado, esquecido ou que eu preferia esquecer. Mas afinal, quem não tem um segredo?

Quisera eu saber seus segredos e entrar dentro deles. Materializar seu sonhos. Fazer mágica em teu corpo e em teus pensamentos.

Abracadabra! Eis-te enfim sob meu domínio.



-x-

A mulher ideal

Amo a puta que existe
dentro de uma mulher
que faz de mim e dos outros
tudo aquilo que bem quer
e ao que os outros é abjeto
a mim é coisa que muito agrada
ser um homem-objeto
de uma moça safada
mas só para contradizer
amo também a outra parte
e tenho muito a dizer
se permitir minha arte
da mulher que me é submissa
que é decente e vai a missa
e faz tudo que eu quero
na cama e na cozinha
que sempre foi apenas minha
e por isso mesmo a venero
mas isso tudo é bem pouco
a poesia é imensa
e o poeta é um louco
que tudo diz sem ofensa
e tanta coisa adora inventar
que nada na vida lhe faz mal
por isso agora vou cantar
da mulher que a mim é igual
pois ela mais do que tudo
de qualquer maneira que seja
com paixão me deixa mudo
está comigo pois me deseja
mais que tudo no mundo
e meu viver se torna fecundo
mas a mulher que mais amo
e da qual nunca reclamo
é aquela que resuma
todas aquelas em uma

12 comentários:

  1. Benno, não li o texto todo. Pulei partes. E roubei este trecho e postei no facebook.
    "Quisera eu saber seus segredos e entrar dentro deles. Materializar seu sonhos. Fazer mágica em teu corpo e em teus pensamentos."

    ResponderExcluir
  2. Estava com saudade disso: textos que me dão prazer, me fazem pensar, lembrar, querer esquecer. Ou não. "A idade é implacável. Só lá dentro de mim ainda sou criança. E dou risada desta minha triste e aventureira figura". Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Querido amigo,
    Li, saboreando cada pedacinho desse chão de filosofias, versos, enfim, li tudo.
    Entretanto, uma frase, tenho que sublinhar, obrigatoriamente:
    "Há sempre uma interrogação na estrada."
    Você escreve grande, Benno, e sabe dizer exatamente o que quer.
    Obrigada pela verdade exposta no teu comentário lá no nosso espaço! Falou e disse!

    E já que é carnaval...divirta-se, descanse, faça o que quiser [risos]. Por aqui, vou assistindo uns bons filmes de suspense.
    Super abraço!!!!

    ResponderExcluir
  4. ??????????????????????????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendeu? Quer que eu explique?pois saiba que não vou..ok?

      Excluir
  5. !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    então assim é melhor,nao?
    rsrs

    ResponderExcluir
  6. Espelhos, olhos, segredos, revelam mundos e sentimentos.

    Lindo o poema!
    É isso mesmo que qualquewr homem sente e quer.
    Uma lady na mesa, uma louca na cama.

    Beijos da Luz.

    ResponderExcluir
  7. Olá, desculpe invadir seu espaço assim sem avisar. Meu nome é Fabrício e cheguei até vc através do Blog Afetos e Cumplicidades. Bom, tanta ousadia minha é para convidar vc pra seguir meu blog Narroterapia. Sabe como é, né? Quem escreve precisa de outro alguém do outro lado. Além disso, sinceramente gostei do seu comentário e do comentário de outras pessoas. Estou me aprimorando, e com os comentários sinceros posso me nortear melhor. Divulgar não é tb nenhuma heresia, haja vista que no meio literário isso faz diferença na distribuição de um livro. Muitos autores divulgam seu trabalho até na televisão. Escrever é possível, divulgar é preciso! (rs) Dei uma linda no seu texto, vou continuar passando por aqui...rs

    Narroterapia:

    Uma terapia pra quem gosta de escrever. Assim é a narroterapia. São narrativas de fatos e sentimentos. Palavras sem nome, tímidas, nunca saíram de dentro, sempre morreram na garganta. Palavras com almas de puta que pelo menos enrubescem como as prostitutas de Doistoéviski, certamente um alívio para o pensamento, o mais arisco dos animais.

    Espero que vc aceite meu convite e siga meu blog, será um prazer ver seu rosto ali.

    Abraços

    http://narroterapia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá Benno,

    Tudo bem?
    Bom revê-lo em meu recanto.

    Sei que para os homens esta mulher que você poetizou (três em uma) seria o sonho de consumo, mas irrealizável. Por outro lado, ninguém mais procura perfeição ao se relacionar, mas apenas amar e ser amado.

    Você filosofou bastante no primeiro texto. Estou evitando encarar o espelho com maior profundidade, pois ele me mostraria, com certeza, muita coisa que eu não gostaria de ver.
    Encarar certas verdades exigem disposição para mudanças. Já, superficialmente e no verdadeiro sentido da palavra, olho para ele mais à vontade, embora aborrecida com o que ele vai me mostrando a cada olhada-rsrs.

    Maravilhoso feriadão para você.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  9. Oi Benno querido


    Seus escritos sempre me prendem.
    Você escreve lindamente.

    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
  10. [e eu que ainda teimo em não usar óculos. rs]

    posso cantar? é que fiquei feliz a beça
    por ler você...

    ´É na soma do seu olhar
    Que eu vou me conhecer inteiro
    Se nasci pra enfrentar o mar
    Ou faroleiro´

    [contém 1 beijo]

    ResponderExcluir